![]()
Fernanda Nascimento de Godoi1, Yzabella Campos Nogueira1, Giuliano Aragonez Guarienti2, Eduardo Xavier Migon2, Carla Pargazanegi Neves2, Tiago Marques dos Santos1, Almira Biazon França1, Fernando Queiroz de Almeida1,3
Introdução: A intensidade do exercício físico está diretamente relacionada à produção de lactato e íons H+ alterando o metabolismo no tecido muscular.
Objetivos: Avaliar o nível de lactato plasmático, a freqüência cardíaca e a temperatura corporal em eqüinos de Concurso Completo de Equitação (CCE) consumindo dieta com óleo de soja.
Metodologia: O experimento foi realizado na Escola de Equitação do Exército com 12 eqüinos de CCE em delineamento experimental inteiramente casualizado com dois tratamentos, dietas com adição de 0 e 7% de óleo de soja. Os eqüinos foram alimentados com dietas isoenergéticas e isoproteícas compostas por concentrado e feno de Coast-cross, durante 58 dias. Foi realizado um teste de esforço físico padronizado. As amostras de sangue foram coletadas na veia jugular, em tubos de vacutainer contendo fluoreto de sódio. As coletas de sangue, a freqüência cardíaca (FC) e temperatura corporal (TC) foram efetuadas em repouso, imediatamente após o término do exercício físico, aos 10, 20 e 120 minutos após o término do exercício. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste SNK (P<0,05).
Resultados e Discussão: O lactato plasmático nos eqüinos não diferiu com a adição de óleo, no entanto, observou-se efeito do exercício com valores de 6,11, 3,95 e 2,55 mmol/L, respectivamente, imediatamente após o término do exercício, aos 10 e 20 minutos. A freqüência cardíaca não diferiu entre os animais em função da adição do óleo, no entanto, observou-se efeito do exercício, com valores de 137,5, 64,5 e 54,6 bpm, respectivamente, imediatamente após o término do exercício, aos 10 e 20 minutos. A temperatura corporal não diferiu entre os animais em função da adição do óleo, no entanto, observou-se efeito do exercício, com valores variando de 38,8 a 38,4ºC, após o exercício, retornando aos valores de repouso, de 37,7ºC.
Conclusão: A adição do óleo de soja, nas condições experimentais, não influenciou a concentração plasmática de lactato, a freqüência cardíaca e a temperatura corporal dos eqüinos de CCE.
1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. e-mail: godoizootec@yahoo.com.br
2 Escola de Equitação do Exército.
3 Professor Instituto de Veterinária da UFRRJ. Bolsista de Produtividade do CNPq. falmeida@ufrrj.br